Abrindo espaço para a compreensão da mídia digital em sala de aula

A linguagem oral como uma tecnologia tradicional de comunicação e informação, efetivamente desenvolvida pela voz dos professores e de seus alunos, com uso ou não de outras tecnologias narrativas (televisão, vídeos e outros tipos de aparelhos), tem se mostrado frágil nas relações que se estabelecem em sala de aula. O que fica estabelecido nesse processo de forma patente é a memorização e repetição.

p_tech_03

É necessário agregar valores em cada aula ministrada. A sala de aula não pode ser um local isolado do mundo, nem a aula desconectada da realidade social e cultural dos alunos e dos professores. A sala de aula precisa ser um laboratório do pensar, um local inovador, no qual o trabalho deve ser interativo, sempre na busca do potencial da cada grupo ou de cada aluno.

Trabalhar com essas novas ferramentas tecnológicas exige do professor cuidado ao preparar uma aula. Não pode ele achar que um vídeo ou um texto isolado irá atende às necessidades desse novo paradigma do ensino.

Não são poucas as vezes que o professor, após ter produzido e apresentado seu material no Power Point, sai de sala desiludido porque a maioria não teve grande interesse pelos seus slides.

É necessário conhecer o potencial dos recursos oferecidos pela mídia digital. É preciso entender que a linguagem digital tem como base os hipertextos e as hipermídias. Saber construir esse caminho é permitir que se faça uma trajetória dinâmica, aberta e acelerada dos conhecimentos.

A nova escola deve oportunizar, através de sua coordenação pedagógica e de seus professores, a autonomia dos alunos em relação à busca do conhecimento.

Sabemos, entretanto, que as dificuldades de diversas ordens continuarão a existir, mas precisamos avançar e conquistar espaços na formação do conhecimento, pois o nosso objetivo não é formar consumidores e usuários, mas desenvolver capacidades para que os cidadãos se tornem produtores de novas tecnologias.

NELSON DUARTE JÚNIOR
Coordenador Pedagógico do Colégio Palas – Professor de História

2 Comentários em “Abrindo espaço para a compreensão da mídia digital em sala de aula”

  • Eu sempre gostei de ter computadores no colegio, e sempre gostei da professora Aline!!

  • Apenas para somar à fala acima, importante que nós professores tenhamos a consciência de que os recursos oferecidos pela mídia digital são apenas um “meio”, assim como um dia foi o quadro negro. A diferença está na formação do conhecimento dos nossos alunos, enquanto cidadãos, no seu exercício de cidadania, com uma consciência crítica, diante da problemática social, política e ambiental em que estamos vivendo. Parabéns!

Comente esta matéria.

Você precisa estar conectado para inserir um comentário.

Palas no Vestibular

Palas no Vestibular

Categorias

Seguidores no Twitter

RSS Feed

Fique ligado!
Assine nossas notícias via RSS Feed.