Aula de informática Educativa Palas Recreio

Em uma manhã, enquanto observávamos nossos alunos trabalhando no Laboratório de Informática Educativa, remetemos o pensamento aos anos 60, quando a Internet, inicialmente um projeto militar de segurança de dados, se aliou ao ambiente acadêmico hightech, e seus primeiros desdobramentos no âmbito da Educação começaram a se multiplicar.
Imaginamos nossos colegas Professores de outrora, em suas salas de aula: o que não dariam eles por uma ferramenta assim? Com certeza, eles imaginariam projetos e atividades mil! Mas será que meus colegas antecessores pensaram nas responsabilidades atreladas ao uso de uma ferramenta tão poderosa?
Afinal, no mundo hiper-conectado de hoje, podemos fazer de tudo online, não é mesmo? Bem que gostaríamos, todos nós, pais, educadores e alunos, que o mundo virtual fosse também virtuoso.
Mas a vida moderna, não é bem assim. Junto com as virtudes da tecnologia, nossas crianças, altamente conectadas em seus cotidianos e nem sempre supervisionadas em suas atividades online, convivem com ameaças muito sérias no mundo virtual. Eu pensei: será que meus alunos estão sendo cuidadosos com aquilo que postam e publicam, e criteriosos nos contatos que fazem?
Esse pensamento nos remeteu de volta ao momento presente e às responsabilidades atreladas a Educadores do Universo Digital. Temos esse dever para com nossos alunos, pois se alguém pode ensiná-los a se preservarem nesse mundo digital, somos nós: Professores de Informática Educativa.
E nossa imaginação, como a dos colegas no passado, visualizou imediatamente projetos e atividades mil! O projeto que se inicia tem por objetivo elucidar os alunos sobre essa realidade e promover o debate em torno dela e de suas consequências.
Elaborando sobre importância do cuidado com imagens e dados pessoais na Internet, o aluno naturalmente tenderá  à  adoção de uma postura mais consciente em suas atividades nas redes sociais, compreendendo que ele também é responsável por sua segurança e deve sempre manter a atenção quanto a uma série de “regrinhas mágicas de segurança”.
Bem, o resto é com eles! Mãos à obra garotada! Muita criatividade e diversão na elaboração de seus projetos!
Atenciosamente,
Equipe de Inf. Ed

Comente esta matéria.

Você precisa estar conectado para inserir um comentário.

Palas no Vestibular

Palas no Vestibular

Categorias

Seguidores no Twitter

RSS Feed

Fique ligado!
Assine nossas notícias via RSS Feed.