3ª SICC (Semana de Integração, Ciências e Cultura)

A 3ª Semana de Integração, Ciências e Cultura foi realizada entre os dias 9 e 13 de julho, na unidade Conde de Bonfim.

O texto feito pelo grupo de imprensa do 9º ano sintetiza a proposta do evento:

A SICC “tem o objetivo de integrar os alunos e professores, por meio de atividades acadêmicas descontraídas e diferentes que consolidam o aprendizado e fazem os alunos enxergarem na prática aquilo que aprenderam no dia a dia.
Cada turma está dividida em grupos, com temas distribuídos, de acordo com a série, baseados no emblemático ano de 1968, conhecido como ‘o ano que não terminou’ e que, de fato, entrou para a história, por conta de acontecimentos importantes e icônicos, como o assassinato de Martin Luther King e de Robert Kennedy, a Guerra do Vietnã, além das inúmeras manifestações, sobretudo estudantis. O tema supracitado está sendo abordado por todas as disciplinas, exceto as exatas, que apresentam trabalhos associados aos seus próprios conteúdos.
Os dias estão divididos em Humanas, Exatas, Códigos de Linguagem e Arte, além do dia livre que terá uma série de jogos e competições. As atividades incluirão um show de talentos, um quiz de matemática, apresentações de experimentos de física e muito mais!
Os trabalhos serão realizados nas salas e no pátio do Colégio Palas (…). Vai ser uma semana muito descontraída para nos divertirmos e aprendermos ao mesmo tempo.”

A participação dos alunos constava como parte do processo avaliativo do 2º Bimestre (concessão de bônus sobre a média em substituição ao Simulado).

A cada dia do evento os alunos apresentaram habilidades e competências desenvolvidas e adquiridas. O primeiro foi o “Dia das Ciências”, quando expuseram experimentos de Física, Química e Biologia, feitos em grupo.

O segundo foi o “Dia das Linguagens e Humanas”, dedicado aos anos 1960. O 9º ano apresentou trabalhos sobre a década e montou um varal de referências.

Na 2ª série do Ensino Médio, o eixo das apresentação foi o Tropicalismo.

Neste contexto, um dos trabalhos mais bacanas foi o do grupo que recriou a capa do disco do grupo Secos e Molhados.

E a 1ª série do Ensino Médio fez uma encenação da obra “Morte e Vida Severina” de João Cabral de Melo Neto, a partir da qual abordaram também o Nordeste Brasileiro sob aspectos Geográficos, Históricos, Filosóficos e Sociológicos.

O terceiro foi o “Dia dos Games” e esse dia não passou por avaliação. Os jogos JUST DANCE e FIFA 18, ambos para PS4 e projetados em telão, estavam à disposição para os alunos que desejaram participar de um torneio e se inscreveram previamente. Aos vencedores foi oferecido 1 semana (5 dias úteis) de lanche na cantina do colégio.

O “Dia dos Talentos” foi o penúltimo dia da SICC, um espaço aberto à exibição dos talentos específicos dos alunos, que puderam apresentar, individual ou coletivamente, temas de livre escolha ligados a aptidões, capacidades, gostos etc na área da Arte. Teve Teatro Oprimido, ginástica rítmica, exposição de fotos do 2º ano, apresentação de bandas, entre outros. Na avaliação não foi considerada a qualidade, limitando-se à participação, que era opcional.

O último dia foi o “Dia da Matemática”, quando foi feito um quiz a partir dos assuntos específicos de cada série, apresentando como a Matemática também pode ser abordada de forma contextualizada e atraente. O quiz de Matemática do 9° ano foi inspirado nos festivais de 1968; o da 1ª série EM foi integrado ao livro “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto; e o da 2ª série ao tropicalismo.

Parabéns a todos os alunos e profissionais envolvidos pelo empenho na realização e participação na 3ª SICC.

Para ver alguns vídeos das apresentações e outras fotos, acessa a página da Imprensa SICC no Facebook e @imprensasicc2018 no Instagram.

Comente esta matéria.

Você precisa estar conectado para inserir um comentário.

Palas no Vestibular

Palas no Vestibular

Categorias

Seguidores no Twitter

RSS Feed

Fique ligado!
Assine nossas notícias via RSS Feed.