3ª SICC (Semana de Integração, Ciências e Cultura) « Colégio Palas

3ª SICC (Semana de Integração, Ciências e Cultura)

A 3ª Semana de Integração, Ciências e Cultura foi realizada entre os dias 9 e 13 de julho, na unidade Conde de Bonfim.

O texto feito pelo grupo de imprensa do 9º ano sintetiza a proposta do evento:

A SICC “tem o objetivo de integrar os alunos e professores, por meio de atividades acadêmicas descontraídas e diferentes que consolidam o aprendizado e fazem os alunos enxergarem na prática aquilo que aprenderam no dia a dia.
Cada turma está dividida em grupos, com temas distribuídos, de acordo com a série, baseados no emblemático ano de 1968, conhecido como ‘o ano que não terminou’ e que, de fato, entrou para a história, por conta de acontecimentos importantes e icônicos, como o assassinato de Martin Luther King e de Robert Kennedy, a Guerra do Vietnã, além das inúmeras manifestações, sobretudo estudantis. O tema supracitado está sendo abordado por todas as disciplinas, exceto as exatas, que apresentam trabalhos associados aos seus próprios conteúdos.
Os dias estão divididos em Humanas, Exatas, Códigos de Linguagem e Arte, além do dia livre que terá uma série de jogos e competições. As atividades incluirão um show de talentos, um quiz de matemática, apresentações de experimentos de física e muito mais!
Os trabalhos serão realizados nas salas e no pátio do Colégio Palas (…). Vai ser uma semana muito descontraída para nos divertirmos e aprendermos ao mesmo tempo.”

A participação dos alunos constava como parte do processo avaliativo do 2º Bimestre (concessão de bônus sobre a média em substituição ao Simulado).

A cada dia do evento os alunos apresentaram habilidades e competências desenvolvidas e adquiridas. O primeiro foi o “Dia das Ciências”, quando expuseram experimentos de Física, Química e Biologia, feitos em grupo.

O segundo foi o “Dia das Linguagens e Humanas”, dedicado aos anos 1960. O 9º ano apresentou trabalhos sobre a década e montou um varal de referências.

Na 2ª série do Ensino Médio, o eixo das apresentação foi o Tropicalismo.

Neste contexto, um dos trabalhos mais bacanas foi o do grupo que recriou a capa do disco do grupo Secos e Molhados.

E a 1ª série do Ensino Médio fez uma encenação da obra “Morte e Vida Severina” de João Cabral de Melo Neto, a partir da qual abordaram também o Nordeste Brasileiro sob aspectos Geográficos, Históricos, Filosóficos e Sociológicos.

O terceiro foi o “Dia dos Games” e esse dia não passou por avaliação. Os jogos JUST DANCE e FIFA 18, ambos para PS4 e projetados em telão, estavam à disposição para os alunos que desejaram participar de um torneio e se inscreveram previamente. Aos vencedores foi oferecido 1 semana (5 dias úteis) de lanche na cantina do colégio.

O “Dia dos Talentos” foi o penúltimo dia da SICC, um espaço aberto à exibição dos talentos específicos dos alunos, que puderam apresentar, individual ou coletivamente, temas de livre escolha ligados a aptidões, capacidades, gostos etc na área da Arte. Teve Teatro Oprimido, ginástica rítmica, exposição de fotos do 2º ano, apresentação de bandas, entre outros. Na avaliação não foi considerada a qualidade, limitando-se à participação, que era opcional.

O último dia foi o “Dia da Matemática”, quando foi feito um quiz a partir dos assuntos específicos de cada série, apresentando como a Matemática também pode ser abordada de forma contextualizada e atraente. O quiz de Matemática do 9° ano foi inspirado nos festivais de 1968; o da 1ª série EM foi integrado ao livro “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto; e o da 2ª série ao tropicalismo.

Parabéns a todos os alunos e profissionais envolvidos pelo empenho na realização e participação na 3ª SICC.

Para ver alguns vídeos das apresentações e outras fotos, acessa a página da Imprensa SICC no Facebook e @imprensasicc2018 no Instagram.

Comente esta matéria.

Você precisa estar conectado para inserir um comentário.