Dia do Índio

Em comemoração ao Dia do Índio, o Colégio Palas proporcionou aos alunos da Ed. Infantil e Fundamental I, unidades Tijuca, contato com o índio Sarapó da tribo Xucuru Kariri, de Alagoas, que faz parte do Projeto Cara de Índio.

O projeto “Cara de Índio” tem como objetivo principal tornar a cultura indígena um pouco mais próxima das pessoas que vivem na cidade através de uma conversa com o índio Sarapó.

Nessa conversa, houve a interação dos alunos com o indígena e espaço para questionamentos importantes, como preconceito étnico e preservação ambiental.

Idealizado por caciques de sua tribo, o projeto busca levar aos pequenos estudantes uma visão desmistificada da cultura indígena, contestando versões que chegaram a ser senso comum sobre os povos originais – por exemplo, de que são violentos, canibais, preguiçosos.

O índio despertou o interesse dos pequenos com relação ao modo de vida nas aldeias e demonstrou o uso de diversos instrumentos e objetos da vida cotidiana de etnias indígenas brasileiras.

Os alunos gostaram muito da experiência.

Comente esta matéria.

Você precisa estar conectado para inserir um comentário.