Passeios

Nas últimas semanas os alunos do 1º ao 8º anos fizeram passeios que somam ao que é aprendido em sala de aula.

As turmas do 2º e 3º ano do Fundamental, unidade Recreio, visitaram a Arca do Noah, um ótimo lugar que proporciona ver, tocar e alimentar os animais. Os alunos vivenciaram o que aprendem em sala de aula. E adoraram!

Os alunos do 2º, 3º, 4º, e 7º anos, Tijuca, e do 4º ano, Recreio, visitaram o AquaRio, onde puderam ver, fotografar e conhecer de perto a grandiosidade e riqueza da biodiversidade dos mares, e ver como é importante ajudar a conservar os oceanos.

Com 26 mil m2 de área construída e 4,5 milhões de litros de água, o AquaRio é o maior aquário marinho da América do Sul, com 8 mil animais de 350 espécies distintas em exposição.

A equipe de educação ambiental esteve presente durante todo o circuito da visitação.

O 5º ano do Palas Recreio e o 8º ano, Tijuca, visitaram a Fazenda Ponte Alta – autêntica fazenda histórica do Brasil Império, em Barra do Piraí, Rio de Janeiro.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a história do café, através das imagens vivas e preservadas no patrimônio arquitetônico e ambiental. Um período histórico de grande importância do nosso país. E ainda aprenderam a dançar o minueto!

Este projeto cultural para os alunos do 8º ano foi elaborado especialmente para enriquecer os conhecimentos adquiridos nas aulas de História e Geografia. Os principais objetivos eram perceber, durante o deslocamento, os municípios percorridos; reconhecer a importância econômica cafeeira no Brasil no século XIX e suas principais características; observar e caracterizar o ambiente das fazendas de café; discutir a presença e a importância da mão-de-obra escrava no contexto da época; identificar e comparar a ação do homem na modificação da paisagem natural; conhecer o percurso das plantações de café no Brasil, identificando a região do Vale do Paraíba.
O projeto contou com a presença dos professores das respectivas disciplinas condutoras da atividade e de historiadores para orientações gerais e informações sobre o roteiro a ser trabalhado.

Os alunos do 5º ano, Tijuca, fizeram um passeio à Petrópolis. Foram visitados o Palácio Quitandinha, Catedral de São Pedro de Alcântara, Palácio de Verão (Museu Imperial), Palácio de Cristal, Casa de Santos Dumont, e Museu Casa do Colono. E durante o Trajeto, observamos outros prédios históricos, tais como Casa da Princesa Isabel, Palácio Grão Pará, Palácio Amarelo, Palácio Rio Negro, entre outros.

Petrópolis foi fundada pelo Imperador Dom Pedro II, no dia 16 de Março de 1843. Em 1857 foi elevada à categoria de Cidade. É banhada pelos rios Piabanha, Quitandinha e Palatino e tem clima ameno tropical de altitude, com temperatura média entre 18 e 24 graus. Petrópolis era o local favorito para o veraneio da Corte Imperial. Foi Capital Federal de 1894 a 1903 e também tornou-se residência de verão de presidentes da República.

Comente esta matéria.

Você precisa estar conectado para inserir um comentário.