Aulas-Passeio, abril 2017

Esse mês os alunos da Ed. Infantil, Fundamental I e II das unidades Tijuca, realizaram vários passeios a diversos locais culturais da cidade como complemento das atividades trabalhadas em sala de aula.

Passeio à Baía da Guanabara, 8º ano, Tijuca

Com mais de 450 anos, o Rio de Janeiro tem muita história para contar. De capital da colônia à sede do Império Português, a cidade que já foi distrito federal da República testemunhou e protagonizou diversos capítulos da história do Brasil.

Sendo assim, foi realizado um passeio cultural com os alunos do 8º ano, Tijuca, conduzido pelas disciplinas de Arte, Geografia e História (que farão avaliações diferenciadas).

Durante a atividade os alunos tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos, observando a Fortaleza de São João da Barra, na Urca, a Fortaleza de Santa Cruz da Barra, em Niterói e a Ilha Fiscal. Tiveram também visão privilegiada do Morro do Pão de Açúcar e do Morro Cara de Cão, da Ponte Rio-Niterói, do aterro do Flamengo e outros locais.

Pão-de-Açúcar, 7º ano, Tijuca

O Colégio Palas promoveu para os alunos do 7º ano, Tijuca, uma aula passeio pela praia Vermelha, morro da Urca e ao Pão de Açúcar. Esta visita faz parte do projeto pedagógico que está sendo desenvolvido nesse bimestre pelas disciplinas de Arte, Língua Portuguesa, Geografia e História, cujo foco principal é o resgate dos valores da nossa cidade.

Durante o passeio foi explorado a arquitetura histórica e a deslumbrante paisagem natural do Rio de Janeiro através do passeio de bondinho com vistas panorâmicas da “Cidade Maravilhosa”.

De cima para baixo, observamos a baía de Guanabara, a faixa de areia branca de Copacabana, Ipanema e Tijuca, a pedra da Gávea, a ponte Rio-Niterói, a fortaleza de Santa Cruz e a estátua do Cristo Redentor no topo do Corcovado.
Planetário, 6º ano, Tijuca

A finalidade do passeio ao Planetário do 6º ano era enriquecer e vivenciar os conteúdos que estão e serão trabalhados em Geografia e Redação.
No Espaço Museu do Universo, os alunos interagiram com diversos equipamentos sobre o sistema Terra-Lua e seus movimentos; a evolução estelar; o Sistema Solar; a Cosmologia e a pesquisa espacial.

As fases da Lua e os eclipses solares e lunares são apresentados por meio de simples manipulações. A imagem do Sol pode ser apreciada em tempo real, maquetes articuladas mostram a evolução dos telescópios e como os astros são observados através deles. Ainda há um telão com informações astronômicas e um grande mapa da nossa Galáxia identificando estrelas, nebulosas e aglomerados estelares.

Planetário, 2º ano, Tijuca

Os alunos do 2º ano também visitaram o Planetário da Gávea.

Com o objetivo de difundir a Astronomia, as ciências afins e desenvolver projetos culturais, o Planetário do Rio promove diversas atividades, como sessões de cúpula, experimentos interativos, observações ao telescópio, cursos, palestras e exposições. Lá as crianças aprendem sobre a Terra e os demais planetas do Sistema Solar, além de conhecerem mais sobre as constelações e os cometas.

Fortaleza Sta Cruz da Barra, 3º e 4º anos, Tijuca

Com arquitetura imponente, a Fortaleza de Santa Cruz da Barra, localizada no

município de Niterói, foi durante os períodos de Colônia e Império Brasileiro a principal estrutura defensiva da Baía de Guanabara e do Porto do Rio de Janeiro.

Em 1555, Villegaignon improvisou uma fortificação para a defesa da entrada da Baía de Guanabara. Tomada por Mem de Sá dois anos mais tarde, foi ampliada, recebendo o nome de N. Sra. Da Guia, origem da Fortaleza de Santa Cruz da Barra. Com uma área construída de 7.153m 2 , passou por reformas e teve seu poder de fogo ampliado por ordem do Vice-Rei Conde de Cunha, visando a proteger o embarque de ouro de Minas Gerais, feito no Porto do Rio de Janeiro.

A Fortaleza de Santa Cruz da Barra participou de momentos importantes de nossa história, impedindo invasões francesas e holandesas. Enquanto presídio, recebeu figuras ilustres como José Bonifácio, Bento Gonçalves e Euclides da Cunha. Durante a Revolta da Armada, lutou contra o Forte de Villegaignon. Em 1922, na Revolta Tenentista, disparou contra o Forte Copacabana. Seu último disparo, contra o cruzador Tamandaré, foi dado em 1955.

Jardim Botânico

Os alunos da Ed. Infantil e 1º ano das unidades Tijuca visitaram o Jardim Botânico.

AquaRio, 5º ano, Tijuca

Ainda no final de março, os alunos do 5º ano, unidades São Rafael e José Higino, foram conhecer o AquaRio e aprender sobre o mundo marinho.

Comente esta matéria.

Você precisa estar conectado para inserir um comentário.

Palas no Vestibular

Palas no Vestibular

Categorias

Seguidores no Twitter

RSS Feed

Fique ligado!
Assine nossas notícias via RSS Feed.