Aulas-Passeio, abril 2017

Esse mês os alunos da Ed. Infantil, Fundamental I e II das unidades Tijuca, realizaram vários passeios a diversos locais culturais da cidade como complemento das atividades trabalhadas em sala de aula.

Passeio à Baía da Guanabara, 8º ano, Tijuca

Com mais de 450 anos, o Rio de Janeiro tem muita história para contar. De capital da colônia à sede do Império Português, a cidade que já foi distrito federal da República testemunhou e protagonizou diversos capítulos da história do Brasil.

Sendo assim, foi realizado um passeio cultural com os alunos do 8º ano, Tijuca, conduzido pelas disciplinas de Arte, Geografia e História (que farão avaliações diferenciadas).

Durante a atividade os alunos tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos, observando a Fortaleza de São João da Barra, na Urca, a Fortaleza de Santa Cruz da Barra, em Niterói e a Ilha Fiscal. Tiveram também visão privilegiada do Morro do Pão de Açúcar e do Morro Cara de Cão, da Ponte Rio-Niterói, do aterro do Flamengo e outros locais.

Pão-de-Açúcar, 7º ano, Tijuca

O Colégio Palas promoveu para os alunos do 7º ano, Tijuca, uma aula passeio pela praia Vermelha, morro da Urca e ao Pão de Açúcar. Esta visita faz parte do projeto pedagógico que está sendo desenvolvido nesse bimestre pelas disciplinas de Arte, Língua Portuguesa, Geografia e História, cujo foco principal é o resgate dos valores da nossa cidade.

Durante o passeio foi explorado a arquitetura histórica e a deslumbrante paisagem natural do Rio de Janeiro através do passeio de bondinho com vistas panorâmicas da “Cidade Maravilhosa”.

De cima para baixo, observamos a baía de Guanabara, a faixa de areia branca de Copacabana, Ipanema e Tijuca, a pedra da Gávea, a ponte Rio-Niterói, a fortaleza de Santa Cruz e a estátua do Cristo Redentor no topo do Corcovado.
Planetário, 6º ano, Tijuca

A finalidade do passeio ao Planetário do 6º ano era enriquecer e vivenciar os conteúdos que estão e serão trabalhados em Geografia e Redação.
No Espaço Museu do Universo, os alunos interagiram com diversos equipamentos sobre o sistema Terra-Lua e seus movimentos; a evolução estelar; o Sistema Solar; a Cosmologia e a pesquisa espacial.

As fases da Lua e os eclipses solares e lunares são apresentados por meio de simples manipulações. A imagem do Sol pode ser apreciada em tempo real, maquetes articuladas mostram a evolução dos telescópios e como os astros são observados através deles. Ainda há um telão com informações astronômicas e um grande mapa da nossa Galáxia identificando estrelas, nebulosas e aglomerados estelares.

Planetário, 2º ano, Tijuca

Os alunos do 2º ano também visitaram o Planetário da Gávea.

Com o objetivo de difundir a Astronomia, as ciências afins e desenvolver projetos culturais, o Planetário do Rio promove diversas atividades, como sessões de cúpula, experimentos interativos, observações ao telescópio, cursos, palestras e exposições. Lá as crianças aprendem sobre a Terra e os demais planetas do Sistema Solar, além de conhecerem mais sobre as constelações e os cometas.

Fortaleza Sta Cruz da Barra, 3º e 4º anos, Tijuca

Com arquitetura imponente, a Fortaleza de Santa Cruz da Barra, localizada no

município de Niterói, foi durante os períodos de Colônia e Império Brasileiro a principal estrutura defensiva da Baía de Guanabara e do Porto do Rio de Janeiro.

Em 1555, Villegaignon improvisou uma fortificação para a defesa da entrada da Baía de Guanabara. Tomada por Mem de Sá dois anos mais tarde, foi ampliada, recebendo o nome de N. Sra. Da Guia, origem da Fortaleza de Santa Cruz da Barra. Com uma área construída de 7.153m 2 , passou por reformas e teve seu poder de fogo ampliado por ordem do Vice-Rei Conde de Cunha, visando a proteger o embarque de ouro de Minas Gerais, feito no Porto do Rio de Janeiro.

A Fortaleza de Santa Cruz da Barra participou de momentos importantes de nossa história, impedindo invasões francesas e holandesas. Enquanto presídio, recebeu figuras ilustres como José Bonifácio, Bento Gonçalves e Euclides da Cunha. Durante a Revolta da Armada, lutou contra o Forte de Villegaignon. Em 1922, na Revolta Tenentista, disparou contra o Forte Copacabana. Seu último disparo, contra o cruzador Tamandaré, foi dado em 1955.

Jardim Botânico

Os alunos da Ed. Infantil e 1º ano das unidades Tijuca visitaram o Jardim Botânico.

AquaRio, 5º ano, Tijuca

Ainda no final de março, os alunos do 5º ano, unidades São Rafael e José Higino, foram conhecer o AquaRio e aprender sobre o mundo marinho.

Comente esta matéria.

Palas no Vestibular

Palas no Vestibular

Categorias

Últimas do Blog

Seguidores no Twitter

RSS Feed

Fique ligado!
Assine nossas notícias via RSS Feed.