Projeto Coexist

O SOE da unidade Conde de Bonfim trabalhou com o 9º ano atividades relacionadas ao Projeto Coexist, que tem como intuito refletir sobre diferenças sociais, raciais e religiosas e a convivência como iguais.

O Projeto Coexistência é um produto da grande exposição “Coexistence”, criada e desenvolvida pelo “Museum On the Seam” de Jerusalém. A exposição que começou em fins dos anos 90 é composta por mais de 40 grandes pôsteres que já foram e são expostos nas cidades mais famosas do mundo.

Alguns desses pôsteres foram usados em atividades em sala de aula. Cada pequeno grupo tinha que escolher um quadro e discutir qual seria o perfil da pessoa que o criou: quem é, nome, profissão, onde vive, que mensagem quis passar naquele quadro que esta relacionada com sua realidade… A ideia é que os alunos refletissem sobre que realidade cada autor vive e o que o levou a retratar as questões de seu dia a dia ou de país daquela forma.

Muitas atividades em grupo e jogos foram desenvolvidos para servirem de reflexão sobre coexistência e minoria, exclusão e responsabilidade social. O Projeto traz para sala de aula o olhar do outro, sem que os alunos tenham que abrir mão de suas próprias identidades. Ele trabalha com questões de caráter cultural, social e outros que permeiam o cotidiano dos alunos na realidade escolar. Transformando a dinâmica da classe, os jovens são convidados a sentar-se em roda e a participar de forma ativa do debate.

No “Jogo o Vento Sopra”, todos ficavam em pé na cadeira e uma pessoa no meio sobrando. É feita então uma pergunta e aqueles que correspondem, devem descer da cadeira e trocar de lugar. Nesse jogo foram tratados temas sobre minorias, como “já atravessei a rua por medo de alguém”, “já fiz piada discriminando alguém”, etc. Esses temas foram usados posteriormente como tópicos de discussão.

Para ver todas as fotos do Projeto Coexistência no Colégio Palas, acesse o álbum no facebook: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.677315655679439.1073741859.282630528481289&type=3

Comente esta matéria.

Você precisa estar conectado para inserir um comentário.

Palas no Vestibular

Palas no Vestibular

Categorias

Seguidores no Twitter

RSS Feed

Fique ligado!
Assine nossas notícias via RSS Feed.