Aplicativos para estudo de Física e Química

Nosso último post foi sobre sites que disponibilizam mapas que, de alguma forma, ajudam no estudo de geografia e história. O post de hoje é dedicado a recursos na web relacionados à Física e Química. Se você tem dificuldade em compreender essas duas matérias, de repente os links abaixo poderão te ajudar, já que eles colocam de forma visual e clara várias questões relacionadas a essas duas disciplinas.

O de Química disponibiliza no YouTube animações que mostram as reações químicas em 3D, o que torna mais fácil compreendê-las. Elas foram desenvolvidas pelo engenheiro elétrico Manuel Moreira Baptista, como parte da sua tese de doutorado, defendida ano passado no Instituto de Química (IQ) da Unicamp. O objetivo é que as animações sirvam de suporte para o ensino e aprendizado de química – o que parece estar dando certo, já que as 70 animações produzidas já geraram cerca de 1 milhão de visualizações no YouTube, originárias de 148 países.

Link para o canal do YouTube do pesquisador, onde estão disponíveis as animações: https://www.youtube.com/channel/UC8vOVBbVPsFp6sQ3HTveB7Q

Link para a tese: www.biq.iqm.unicamp.br/arquivos/770596/tese.htm

O de Física foi criado na UFRJ, pelo Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Ensino de Física e Ciências. Eles elaboraram um conjunto de aplicativos computacionais que exemplificam de forma visual vários problemas usados nas aulas de física (reflexão, queda livre, colisões, trajetória, etc). É muito fácil mexer, e nas abas “palco” e “bastidores” você encontra todas as explicações. É possível mudar as variáveis (por exemplo, a velocidade dos carros), para ver como cada corpo se comportaria em cada situação.

Link: http://www.if.ufrj.br/~marta/aplicativos/

Uma ajuda e tanto para os alunos do Ensino Médio!

Comente esta matéria.

Você precisa estar conectado para inserir um comentário.

Palas no Vestibular

Palas no Vestibular

Categorias

Últimas do Blog

Seguidores no Twitter

RSS Feed

Fique ligado!
Assine nossas notícias via RSS Feed.